9 de maio de 1945 as 0:43 (horário de Moscou), a Alemanha Nazista representada pelo General Wilhelm Keitel, assinou a rendição incondicional do exército nazista ante o Exército Vermelho, representado pelo Marechal Georgy Zhukov, pondo fim assim a Segunda Guerra Mundial.
Corja nazista se rendem aos soviéticos, perdeu playboy! |
A União Soviética teve, sem dúvida alguma, apesar da propaganda hollywoodiana de sempre, o papel protagonista na derrota da Alemanha Nazista, e os soldados soviéticos, em nome dos trabalhadores das repúblicas soviéticas, não somente defenderam seu país dos invasores, como também conseguiram liberar a Europa do fascismo, chegando até Berlim.
A Segunda Guerra Mundial recebeu na União Soviética o nome de “Grande Guerra Patriótica” porque se desenvolveu em todas as casas e afetou toda a população do país. Não houve nem uma família que não perdeu alguém ou não teve parentes feridos ou desaparecidos.
Algumas cidades russas desempenharam um papel destacado na luta contra o fascismo: atualmente são 27 as que ostentam o título de Cidade Heroica e 30 de Cidades da Glória Militar. O 9 de maio tradicionalmente é organizado com desfiles militares com a presença de veteranos, são colocadas coroas de flores na tumba do Soldado Desconhecido e se culmina a celebração com fogos de artifícios. O desfile militar na Praça Vermelha de Moscou é o momento estrelar da celebração.
Zhukov ler a rendição alemã |
Em 2011 na Praça Vermelha marcharam 20.000 soldados, o dobro do habitual e desde as tribunas assistiram ao desfile 1500 dos 850.000 veteranos que vivem no país e cuja idade oscila entre os 80 e 90 anos.
O primeiro desfile que celebrou a vitória do Exército Vermelho contra a coalizão nazista, dos trabalhadores contra a burguesia, foi toda uma expressão do triunfo do comunismo contra o capitalismo fascista, convertendo o primeiro estado da história construído pelos seus próprios trabalhadores, sem necessidade de capitalistas nem empresários privados, na primeira potência mundial...
Lamentavelmente, a vitória contra o fascismo foi incompleta, e a paz durou muito pouco, pois pouco depois, em 1948, Estados Unidos, com os países que mantinha o seu controle, criou a Organização do Tratado do Atlântico Norte, precisamente com a mesma finalidade que havia dado lugar ao fascismo: a destruição do comunismo e o mantimento, nos países considerados de “segundo e terceiro mundo” a dominação do novo império (na qual substituiu a suástica por 13 faixas horizontais e 50 estrelas), ou sua reinstauração, nos países onde a classe operária havia libertado deles, do regime onde uma minoria vive privilegiadamente as custas do trabalho e o sofrimento da maioria.
No seguinte vídeo abaixo, e como uma justa homenagem ao triunfo dos trabalhadores, camponeses e os soldados soviéticos contra os exércitos nazistas, e a seguinte libertação da Europa da besta capitalista, expressada naquela ocasião abertamente como fascismo, o vídeo do primeiro desfile do dia da vitória em 1945 e em cores!
Uma pena que duas décadas depois do fim da URSS os tempos se parecem cada vez mais aqueles no qual o Exército Vermelho invadiu Berlim... Ainda que nesta vez nos parece que ninguém vai vir a libertamos, a não ser a nós mesmos.
FELIZ 9 DE MAIO, VIVA O DIA DA VITÓRIA, VIVA A UNIÃO SOVIÉTICA BALUARTE NA LUTA ANTI-FASCISTA!!!
Nenhum comentário:
Postar um comentário