quarta-feira, 5 de outubro de 2011

60% dos romenos reconhecem que a situação econômica era melhor no comunismo (e 86% que é cada vez mais difícil ter uma vida decente)

A última pesquisa do Instituto Romeno de Estudos Sociais (IRES) mostra que os romenos estão muitos desencantados e decepcionados com a situação atual. 86% dos participantes na enquete responderam que é muito difícil ter uma vida decente na Romênia de 22 anos depois do golpe de estado de dezembro de 1989.

As maiores preocupações dos romenos são, segundo o estudo, a corrupção generalizada, a falta de dinheiro, o desemprego e a queda da qualidade dos serviços da saúde.

Mais ainda, depois de duas décadas do ''paraíso'' capitalista, 58% dos romenos responderam que a situação econômica do país é bastante pior que antes de 1989.

O estudo do IRES conclui também que 73% dos romenos aconselharam à um jovem que encontre trabalho no estrangeiro para qual país ele ir, e só 25% lhe aconselharam que fique no país. Igualmente os 94% dos entrevistados afirmam que hoje é muito difícil comprar uma casa na Romênia (em contraste com a situação antes de 1989, quando todos tinham uma moradia digna a sua disposição e um trabalho adequado a sua formação, tudo isso dados de GRAÇA pelo governo)

As crianças romenas são cada vez mais difíceis de criar, segundo os participantes na pesquisa.
Assim, nove de cada dez romenos dizem que é muito difícil de uma criança crescer e assegurar tudo que necessita.

Sem dizer que, segundo a pesquisa, os romenos parecem ser muito exigentes, pois a maioria, que chega a 60%, pensa que só necessitam de 2000 lei (500 euros) para viver decentemente, e 25% que o salário suficiente seria entre 2000 e 3000 lei (até 750 euros). Somente 3% dizem que necessitam de 4000 lei (1000 euros) para viver.

Uma última conclusão do estudo é que nove de cada dez romenos sabem perfeitamente, segundo suas respostas, que os milionários romenos surgiram depois do golpe de estado capitalista de 1989 fizeram suas fortunas desonestamente... E terminando com uma frase que repito muito, do francês Honoré de Balzac, o regime capitalista instaurado na Romênia durante esses últimos 22 anos voltou a demostrar agora aos seus cidadãos, depois de quase 45 anos de socialismo, que ''por trás de toda grande fortuna sempre há um grande crime''. 


Fonte: 

Nenhum comentário:

Postar um comentário