segunda-feira, 25 de junho de 2012

EUA impõe maior multa da História ao banco holandês ING por violar o bloqueio contra Cuba



No dia 12 de junho, o escritório de controle de estrangeiro de ativos do departamento do Tesouro dos Estados Unidos (OFAC, por sua sigla em inglês), anunciou a aplicação de uma penalidade de 619 milhões de dólares para o banco holandês “ING”.



O governo dos EUA sanciona unilateralmente o banco ING e as suas filiais na França, Bélgica, Países Baixos e Curaçao, pelas operações financeiras e comerciais com entidades cubanas proibidas pela política criminal do bloqueio contra Cuba.

Esta é a maior multa imposta pela OFAC na sua história, de alegadas violações dos regimes de sanções unilaterais existentes contra vários países.

O diretor da OFAC, Adam Szubin, argumentou usando uma linguagem ameaçadora e desrespeitosa e podemos até dizer, hostil:

“ Nossas sanções legais refletem nossos interesses principais em segurança nacional e os interesses da política externa e a OFAC prossegue-los completamente. O anúncio histórico de hoje deve servir como um aviso claro para qualquer pessoa que planeja tirar vantagem de evitar as proibições dos Estados Unidos”





Isso só coloca em evidência, mais uma vez, o caráter extraterritorial da política norte-americana, mas espera aí os EUA não são o exemplo de LIBERDADE, DEMOCRACIA E DAS OPORTUNIDADES?


Fonte: Cuba Información

Nenhum comentário:

Postar um comentário