sexta-feira, 29 de junho de 2012

Julian Assange entrevista Noam Chomsky e Tariq Ali

Nesta ocasião, Julian Assange junto com dois intelectuais de respeito nada menos que Noam Chomsky e Tariq Ali analisará o desenvolvimento, e possíveis consequências da onda de protestos mundiais que começou com a  “primavera árabe”.

Ambos os convidados revelam suas impressões sobre os mecanismos que ativaram as revoltas populares no Oriente Próximo e analisam a repercussão das mesmas em nível mundial. Assim, Ali afirma que “a primavera árabe foi muito contagiosa” e insiste em que estas revoltas populares “surgiram em uma parte do mundo da qual os comentaristas diziam que ali as pessoas não estava interessada na democracia, que os muçulmanos eram geneticamente hostis à democracia”.

Não obstante, os protestos não somente brotaram mas que se estenderam as outras partes do mundo, inclusive os Estados Unidos, afirma o historiador. “Foi a ocupação da praça Tahir no Cairo o que inspirou os ativistas dos EUA, opina o intelectual, quem aponta que 'a primavera árabe' ainda “segue sendo contagiosa de diferentes formas”. Por sua parte, Chomsky opina que no Egito sim “havia gente preparada” para protestar e “para muitos era só uma possibilidade de começar a fazer algo”.

Vejam mais essa excelente entrevista de Assange na íntegra:


Nenhum comentário:

Postar um comentário