sexta-feira, 2 de dezembro de 2011

Islândia reconhece a Palestina como estado independente


A Islândia se tornou o primeiro país europeu a reconhecer o estado palestino. O ministro de Assuntos Exteriores da Islândia, Ossur Skarphedinsson, informou que a decisão parlamentaria terminou com 38 votos e 13 decidiram abster-se, ainda que antes de fazer uma declaração oficial, discutirá a decisão com outros países nórdicos.
O reconhecimento islandês, segundo o comunicado do Ministério das Relações Exteriores, exige a volta das fronteiras de 1967 antes da guerra dos seis dias e a aceitação da Organização para a Liberação da Palestina, OLP, como único representante legítimo do Estado. A Câmara, ademais, pede aos israelenses e os palestinos que acelerem os passos para chegar a um acordo de paz (algo difícil tendo em conta o arbitrário e o beneficioso que é para Israel que Gaza e Cisjordânia seja um grande campo de concentração em suas mãos).

O gesto da Islândia chega um mês depois que a UNESCO aceitava a Palestina como Estado membro de pleno direito. Aquele movimento provocou as relações de Israel e os EUA. A Casa Branca, que já se havia oposto da entrada da Palestina no conselho da ONU, retirou seu apoio financeiro contra a agência.

Lembremos que a Islândia também é o único país da Europa que já colocou na cadeia alguns banqueiros (Não todos é claro), além disso deixou seus bancos quebrarem em vez de salvá-los com o dinheiro dos impostos dos trabalhadores.

Sem dúvida um exemplo que o resto dos países e povos europeus certamente não irá seguir.



Fonte:

http://multimedia.telesurtv.net/30/11/2011/60119/islandia-reconoce-a-palestina-como-estado-independiente/

Nenhum comentário:

Postar um comentário