segunda-feira, 5 de dezembro de 2011

Até os próprios presidentes dos EUA temeram o desenvolvimento do capitalismo

A sociedade burguesa ainda estava muito pouco desenvolvida e ainda só poderia deduzir o que poderia ser transformado. O certo é que é muito interessante que nada menos que dois presidentes dos Estados Unidos da América começaram a ter medo do sistema que eles mesmos defendiam.

Isto não é apenas uma prova de que o capitalismo, como sistema, está baseado em uma série de forças que escapa de todo o controle social e político, ou seja, o famoso caos capitalista.



“Os poderes do dinheiro está sobre a nação em tempos de paz, e conspiram contra ela em tempos de adversidade. São mais despóticos que a monarquia, mais insolentes que uma autocracia, mais egoístas que a burocracia. Vejo no futuro próximo uma crise se aproximando, que me deixa nervoso e uma causa que trema pela segurança do meu país. As corporações ficaram no trono, uma era de corrupção irá seguir e o poder do dinheiro do país se esforçará para prolongar seu reinado trabalhando sobre os prejuízos do povo, até que a riqueza seja reunida em umas poucas mãos e a República seja destruída.”

Abraham Lincoln, 1886



“Eu acredito que as instituições bancárias são mais perigosas para nossas liberdades que os exércitos em pé. Se o povo estadunidense permite alguma vez que os bancos privados controlem a matéria de sua moeda, primeiro pela inflação, logo pela deflação, os bancos e as corporações que crescerão ao redor dos bancos privarão o povo de toda propriedade até que seus filhos se despertem sem lar no continente que seus pais conquistaram.”

Thomas Jefferson, 1802

Fontes:

http://www.servelec.net/lincoln.htm

http://www.quotationspage.com/quote/37700.html

http://iberiarebelde.blogspot.com/2011/12/incluso-presidentes-de-los-eeuu.html

4 comentários:

  1. Es un placer leer en portugués de Brasil un blog tan comprometido como éste.

    Saludos de Federico.

    ResponderExcluir
  2. Iber: La idea principal del blog es hablar muchas verdades que los medios del ocidente tratan de ocultar de la sociedad y es claro hablar de los ''milagros'' que ese $I$TEMA genocida y explotador llamado capitali$mo hace para la sociedad

    ResponderExcluir
  3. FEPETE: Es con mucho gusto saber que el blog está siendo visto por todos =D

    Saludos

    ResponderExcluir